Departamento de Engª Mecânica

O DEM é responsável pelo ensino de graduação e pós-graduação na área científica de Engenharia Mecânica. A aposta inicial em dois ramos de formação do curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica – Automação e Tecnologia – correspondeu não só aos reais anseios da indústria da região de Aveiro, bem como às necessidades de empresas internacionais.

Numa segunda fase, renovado o plano de estudos da licenciatura, continua a indústria a recrutar os engenheiros mecânicos qualificados para solucionar os seus problemas. Os licenciados em Engenharia Mecânica pela Universidade de Aveiro foram, nesta data e de acordo com o Observatório do Emprego e Formação Profissional, os primeiros, a nível nacional, a integrar-se no mercado de trabalho. Uma percentagem elevada dos Licenciados em Engenharia Mecânica pela UA atingiram, num curto espaço de tempo, posições de liderança e de responsabilidade nas organizações e empresas onde desempenham a sua actividade profissional.

Hoje, com a adequação do curso ao processo de Bolonha e com a sua organização em ciclos de estudo, o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica faculta a capacidade de levar a bom porto os projectos com base nos conhecimentos ministrados e num trabalho autónomo e sistemático por parte dos alunos envolvendo a procura de informação, análise técnica e tecnológica e apresentação de soluções economicamente viáveis constitui um dos principais objectivos da formação. Os Mestres em Engenharia Mecânica podem desempenhar funções nos mais variados sectores industriais.

De facto, o DEM não se limita a ser mais um estabelecimento de ensino, mas afirma-se, igualmente, como um ponto de desenvolvimento científico e cultural que contribui para o progresso global nacional e internacional. Deste modo, também na área da investigação foram dados passos importantes através da criação da Unidade de Investigação, Centro de Tecnologia Mecânica e Automação. É a existência desta unidade que confere ao DEM um perfil institucional onde a investigação científica desempenha, certamente, um papel importante.

Hoje o DEM conta com 24 docentes doutorados. Finalmente, o DEM tem um verdadeiro perfil universitário, com um corpo docente prestigiado e que muito tem feito e continuará a fazer pelo ensino e pela investigação.

Texto: http://www.ua.pt/dem

Anúncios