MotoGP – GP Qatar

Este fim de semana arrancou o Campeonato do Mundo de MotoGP 2016. Como habitual o GP de arranque foi no Qatar, a única corrida noturna da temporada.

Video

#MotoGP

Fantástica vitória de Jorge Lorenzo (Yamaha) impondo a força do seu “martelo” realizando voltas consecutivamente em 1:55:500 e até garantindo a volta mais rápida da corrida na antepenúltima volta com 1:54:927. A corrida foi feita em grupo por parte de 5 pilotos (Lorenzo, Rossi, Ianonne, Dovizioso e Marquez) mas este ritmo avassalador imposto por Jorge Lorenzo a partir do momento que ultrapassou Andrea Dovizioso (Ducati) e assumiu a 1ª posição garantiu-lhe uma vantagem em relação aos demais de cerca de um segundo para garantir a vitória do Grande Prémio do Qatar 2016.

As Ducati apresentaram-se numa forma incrível com velocidade de ponta superior às Yamaha e Honda em cerca de 12/13km/h mas acabou por não ser suficiente para levar a vitória. Andrea Dovizioso (Ducati) acabou por garantir a segunda posição e Andrea Ianonne (Ducati) caiu depois de liderar as primeiras voltas da corrida e de ser ultrapassado pelo colega de equipa. Marc Marquez (Honda) e Valentino Rossi (Yamaha) tiveram de se contentar com 3º e 4º lugar respetivamente. As desilusões do dia foram o 5º e o 6º lugar, Dani Pedrosa (Honda) e Maverick Viñales (Suzuki) que logo desde inicio não conseguiram acompanhar os 5 pilotos da frente (contando com Ianonne que acabaria por cair).

#Moto2

Corrida mais caótica e polémica do dia! Aparentemente e segundo alguns relatos, houve algum problema com o semáforo que enganou vários pilotos que realizaram falsas partidas e foram penalizados com ride trough’s, entre eles grandes candidatos à vitória do GP e inclusive ao título de campeões do mundo (Alex Rins, Zarco, Sam Lowes, …).

O poleman começou por liderar a corrida impondo um ritmo fortíssimo, ganhando uma vantagem de 1 segundo para o 2º classificado em apenas uma volta. Mas quem anda à chuva molha-se e Jonas Folger com os riscos que estava a correr acabou por cair e deitar tudo a perder. Deixando assim Tom Luthi na frente da corrida juntamente com Franco Morbideli.

No entanto, como já tinha sido facilmente visualizado nas imagens da partida, Franco Morbideli foi provavelmente o homem que mais queimou a partida e a sua penalização só chegou a 3 voltas do fim! Sandro Cortese que estava na discussão pelo pódio também foi penalizado, mas mesmo assim foram penalizados com apenas 20 segundos enquanto que um ride trough neste circuito é uma penalização de cerca de 40 segundos devido ao tamanho a reta e correspondente tamanho do pit lane. Uma prova de incompetência por parte da direção de corrida e que poderá fazer correr muita tinta.

Tom Luthi e Franco Morbideli lutaram até final mas Franco Morbideli ainda não sabia que seriam acrescentados 20 segundos ao seu tempo. Luis Salom acabou por ficar com o segundo lugar do pódio e Simone Corsi ficou com o 3º posto.

Danny Kent, companheiro de equipa de Miguel Oliveira na Leopard, ficou com a 6ª posição. Grande corrida de Miguel Oliveira que não cometeu exageros, conduziu com cabeça e com muita calma e aproveitando os problemas dos outros subiu 11 lugares em corrida, saindo de 22º e acabando em 11º lugar a poucas milésimas de entrar no top 10. Parabéns rapaz!

#Moto3

Grande vitória de Antonelli (Honda), aproveitando a aspiração de Brad Binder (KTM) e vencendo o sul-africano por apenas 7 milésimos de segundo! Corrida inicialmente feita com 5 pilotos a rodar juntos na frente (Antonelli, Fenati, Bagnaia, Binder e Navarro), aos quais mais tarde se juntaram Bastianini, Bulega e Loi.

Grande 3º lugar para Francesco Bagnaia (Mahindra), com uma moto muito inferior à concorrência, arriscando bastante nas travagens para contrariar essa desvantagem!

Desilusão do dia para Fabio Quartararo (Honda) que não foi capaz de seguir com o grupo nem seguir aqueles que mais tarde chegaram a esse grupo da frente.

 

Vemo-nos na Argentina daqui a duas semanas!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s